Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.authorCosta, Maria Cleani da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-10T13:24:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:14Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationCOSTA , Maria Cleani da Silva. Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12490-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleFormação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Giambiagi, Irene-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.description.resumoA presente monografia teve como objetivo compreender como os docentes influenciam ou não na permanência de seus alunos nas classes de educação de jovens e adultos (EJA). Levaram-se em consideração as diversas dificuldades enfrentadas por esses docentes, sejam elas a falta de formação adequada ou especificidades que a própria modalidade oferece. Dessa forma, trouxemos para o texto a experiência vivida como alfabetizadora na extensão universitária. Buscamos compreender através de entrevista semiestruturada com docentes atuantes da modalidade, participantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - CESPEB da UFRJ, suas experiências e vivências para uma prática pedagógica que ofereça a seus alunos uma EJA pensada de maneira a dialogar diretamente com as especificidades encontradas nas salas de aula. Trouxemos para esta monografia contribuição de teóricos como Barreto e Barreto (2005), Di Pierro e Galvão (2007), Freire (2016), Soares (2008), entre outros, que colaboram com os estudos na formação de professores para EJA. Assim, compreendemos que o docente não é o único responsável pela permanência ou exclusão de seus educandos e que os mesmos necessitam encontrar alicerces para produzir práticas pedagógicas incentivadoras e construtoras de sujeitos autônomos, que pensem e reflitam sobre seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCosta.pdf308.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.