Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12490
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria Cleani da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-10T13:24:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | COSTA , Maria Cleani da Silva. Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12490 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.title | Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.referee2 | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.description.resumo | A presente monografia teve como objetivo compreender como os docentes influenciam ou não na permanência de seus alunos nas classes de educação de jovens e adultos (EJA). Levaram-se em consideração as diversas dificuldades enfrentadas por esses docentes, sejam elas a falta de formação adequada ou especificidades que a própria modalidade oferece. Dessa forma, trouxemos para o texto a experiência vivida como alfabetizadora na extensão universitária. Buscamos compreender através de entrevista semiestruturada com docentes atuantes da modalidade, participantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - CESPEB da UFRJ, suas experiências e vivências para uma prática pedagógica que ofereça a seus alunos uma EJA pensada de maneira a dialogar diretamente com as especificidades encontradas nas salas de aula. Trouxemos para esta monografia contribuição de teóricos como Barreto e Barreto (2005), Di Pierro e Galvão (2007), Freire (2016), Soares (2008), entre outros, que colaboram com os estudos na formação de professores para EJA. Assim, compreendemos que o docente não é o único responsável pela permanência ou exclusão de seus educandos e que os mesmos necessitam encontrar alicerces para produzir práticas pedagógicas incentivadoras e construtoras de sujeitos autônomos, que pensem e reflitam sobre seu cotidiano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCosta.pdf | 308.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.