Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12490
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Maria Cleani da Silva |
Orientador: | Moura, Ana Paula Abreu |
Resumo: | A presente monografia teve como objetivo compreender como os docentes influenciam ou não na permanência de seus alunos nas classes de educação de jovens e adultos (EJA). Levaram-se em consideração as diversas dificuldades enfrentadas por esses docentes, sejam elas a falta de formação adequada ou especificidades que a própria modalidade oferece. Dessa forma, trouxemos para o texto a experiência vivida como alfabetizadora na extensão universitária. Buscamos compreender através de entrevista semiestruturada com docentes atuantes da modalidade, participantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - CESPEB da UFRJ, suas experiências e vivências para uma prática pedagógica que ofereça a seus alunos uma EJA pensada de maneira a dialogar diretamente com as especificidades encontradas nas salas de aula. Trouxemos para esta monografia contribuição de teóricos como Barreto e Barreto (2005), Di Pierro e Galvão (2007), Freire (2016), Soares (2008), entre outros, que colaboram com os estudos na formação de professores para EJA. Assim, compreendemos que o docente não é o único responsável pela permanência ou exclusão de seus educandos e que os mesmos necessitam encontrar alicerces para produzir práticas pedagógicas incentivadoras e construtoras de sujeitos autônomos, que pensem e reflitam sobre seu cotidiano. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Prática de ensino Extensão universitária |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | COSTA , Maria Cleani da Silva. Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCosta.pdf | 308.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.