Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Constant, Elaine | - |
dc.contributor.author | Vivas, Mariana Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-10T13:33:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | VIVAS, Mariana Pereira. Educação bilíngue: a possibilidade de inclusão dos alunos surdos. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12492 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Educação bilíngue: a possibilidade de inclusão dos alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso consiste em estudar e para inclusão de alunos portadores de deficiências, em especial os alunos surdos. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como fonte de pesquisa, a fim de levantar um debate sobre a prática docente em relação aos alunos surdos. Foram abordados documentos que enfatizam a necessidade e os direitos desses alunos à prática educacional de caráter inclusiva. Como resultado do estudo, podemos concluir que a prática pedagógica nas escolas é percebida como algo relevante, o que conduz, não de forma definitiva, uma necessidade de melhoria nas práticas de ensino e certa qualificação de professores enquanto mediadores dessas crianças. Por isso, acreditamos que no trabalho docente, ainda há muito que se pesquisar, se descobrir e aprender sobre a inclusão de surdos e a melhoria da qualidade do ensino para a vida desses alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVivas.pdf | 155.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.