Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12492
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação bilíngue: a possibilidade de inclusão dos alunos surdos
Autor(es)/Inventor(es): Vivas, Mariana Pereira
Orientador: Constant, Elaine
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste em estudar e para inclusão de alunos portadores de deficiências, em especial os alunos surdos. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como fonte de pesquisa, a fim de levantar um debate sobre a prática docente em relação aos alunos surdos. Foram abordados documentos que enfatizam a necessidade e os direitos desses alunos à prática educacional de caráter inclusiva. Como resultado do estudo, podemos concluir que a prática pedagógica nas escolas é percebida como algo relevante, o que conduz, não de forma definitiva, uma necessidade de melhoria nas práticas de ensino e certa qualificação de professores enquanto mediadores dessas crianças. Por isso, acreditamos que no trabalho docente, ainda há muito que se pesquisar, se descobrir e aprender sobre a inclusão de surdos e a melhoria da qualidade do ensino para a vida desses alunos.
Palavras-chave: Estudantes surdos
Educação bilíngue
Formação profissional
Prática de ensino
Inclusão escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIVAS, Mariana Pereira. Educação bilíngue: a possibilidade de inclusão dos alunos surdos. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVivas.pdf155.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.