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http://hdl.handle.net/11422/12511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Albertassi, Lana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-10T22:51:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | ALBERTASSI, Lana da Silva. Inclusão em educação e a prática pedagógica . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12511 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Inclusão em educação e a prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é verificar como a inclusão de alunos com deficiência tem sido trabalhada em uma escola pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e como as iniciativas de formação continuada foram oferecidas a esses professores. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa¹ baseada em um estudo de caso, através de entrevistas individuais semiestruturada com as professoras de turmas regulares da escola investigada e também através de pesquisa bibliográfica. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela análise de conteúdo baseada em Laurence Bardin (1979). Com a presente monografia foi possível compreender as fases históricas da educação especial (MIRANDA, 2010, p.2), e da inclusão escolar através das legislações² que defendem esse tema, assim como, as contradições entre a teoria e prática³ na inclusão em educação, entender melhor o que é uma educação inclusiva de qualidade e seus desafios, e também descrever a concepção de vários autores sobre o tema. Quanto aos resultados, percebeu-se que é preciso investir mais na formação continuada dos professores de turmas regulares para que os mesmos venham a ser mais capacitados para trabalharem com os alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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