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dc.contributor.advisorSantos, Mônica Pereira dos-
dc.contributor.authorAlbertassi, Lana da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-10T22:51:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationALBERTASSI, Lana da Silva. Inclusão em educação e a prática pedagógica . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12511-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleInclusão em educação e a prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.referee2Melo, Sandra Cordeiro de-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é verificar como a inclusão de alunos com deficiência tem sido trabalhada em uma escola pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e como as iniciativas de formação continuada foram oferecidas a esses professores. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa¹ baseada em um estudo de caso, através de entrevistas individuais semiestruturada com as professoras de turmas regulares da escola investigada e também através de pesquisa bibliográfica. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela análise de conteúdo baseada em Laurence Bardin (1979). Com a presente monografia foi possível compreender as fases históricas da educação especial (MIRANDA, 2010, p.2), e da inclusão escolar através das legislações² que defendem esse tema, assim como, as contradições entre a teoria e prática³ na inclusão em educação, entender melhor o que é uma educação inclusiva de qualidade e seus desafios, e também descrever a concepção de vários autores sobre o tema. Quanto aos resultados, percebeu-se que é preciso investir mais na formação continuada dos professores de turmas regulares para que os mesmos venham a ser mais capacitados para trabalharem com os alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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