Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12511
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Inclusão em educação e a prática pedagógica
Autor(es)/Inventor(es): Albertassi, Lana da Silva
Tutor: Santos, Mônica Pereira dos
Resumen: O objetivo deste estudo é verificar como a inclusão de alunos com deficiência tem sido trabalhada em uma escola pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e como as iniciativas de formação continuada foram oferecidas a esses professores. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa¹ baseada em um estudo de caso, através de entrevistas individuais semiestruturada com as professoras de turmas regulares da escola investigada e também através de pesquisa bibliográfica. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela análise de conteúdo baseada em Laurence Bardin (1979). Com a presente monografia foi possível compreender as fases históricas da educação especial (MIRANDA, 2010, p.2), e da inclusão escolar através das legislações² que defendem esse tema, assim como, as contradições entre a teoria e prática³ na inclusão em educação, entender melhor o que é uma educação inclusiva de qualidade e seus desafios, e também descrever a concepção de vários autores sobre o tema. Quanto aos resultados, percebeu-se que é preciso investir mais na formação continuada dos professores de turmas regulares para que os mesmos venham a ser mais capacitados para trabalharem com os alunos com deficiência.
Materia: Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Formação de professores
Prática de ensino
Escola pública
Ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALBERTASSI, Lana da Silva. Inclusão em educação e a prática pedagógica . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LAlbertassi.pdf887.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.