Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12515
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Libânia Nacif | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Graziela Aparecida Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T22:03:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Graziela Aparecida Gomes. Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12515 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilização social | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Estudantes pobres | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Polessa, Julia | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Sandra Maria Caldeira | - |
dc.description.resumo | Nesta monografia pretendo, por meio da narrativa sobre o meu próprio processo de formação como pedagoga, salientar as ênfases e marcos pessoais que convergem, constroem e reconstroem escolhas, posicionamentos e experiências particulares, destacando a importância dos processos de socialização e dos espaços sociais para a construção identitária assim como para os processos formativos. Reflito sobre os limites e potenciais da formação universitária, confrontando-os com os espaços não formais/escolares e trago à cena o olhar e a voz dos sujeitos excluídos e marginalizados, desvelando a diversidade de significações que a educação, o ensino e os processos formativos tomam a partir da resistência de sujeitos pobres e favelados frente às desigualdades de oportunidades educacionais e sociais. A passagem pela universidade, sem dúvida, interfere nos percursos que levam à legitimação e visibilização dos saberes adquiridos (e positivados) assim como proporciona certa ascensão social, por meio da emancipação intelectual e da ocupação de postos de trabalho mais favoráveis. Para embasar teoricamente o trabalho, recorro à literatura lida ao longo do curso de pedagogia e na iniciação científica, que inclui textos sobre narrativas autobiográficas, tais como os estudos de SOUZA (2008). Utilizo os conceitos de projeto e campo de possibilidades, inspirados em VELHO (1999) assim como me reporto a algumas noções sugeridas por BOURDIEU (1998) tais como luta concorrencial, capital social e simbólico, contradições da herança. Ao final, articulo o trabalho de organização do arquivo documental do professor Rubin Santos Leão Aquino, realizado no âmbito do Programa de Iniciação Científica e compartilhamos algumas reflexões sobre a profissão docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GFerreira.pdf | 369.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.