Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12515
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Graziela Aparecida Gomes |
Tutor: | Xavier, Libânia Nacif |
Resumen: | Nesta monografia pretendo, por meio da narrativa sobre o meu próprio processo de formação como pedagoga, salientar as ênfases e marcos pessoais que convergem, constroem e reconstroem escolhas, posicionamentos e experiências particulares, destacando a importância dos processos de socialização e dos espaços sociais para a construção identitária assim como para os processos formativos. Reflito sobre os limites e potenciais da formação universitária, confrontando-os com os espaços não formais/escolares e trago à cena o olhar e a voz dos sujeitos excluídos e marginalizados, desvelando a diversidade de significações que a educação, o ensino e os processos formativos tomam a partir da resistência de sujeitos pobres e favelados frente às desigualdades de oportunidades educacionais e sociais. A passagem pela universidade, sem dúvida, interfere nos percursos que levam à legitimação e visibilização dos saberes adquiridos (e positivados) assim como proporciona certa ascensão social, por meio da emancipação intelectual e da ocupação de postos de trabalho mais favoráveis. Para embasar teoricamente o trabalho, recorro à literatura lida ao longo do curso de pedagogia e na iniciação científica, que inclui textos sobre narrativas autobiográficas, tais como os estudos de SOUZA (2008). Utilizo os conceitos de projeto e campo de possibilidades, inspirados em VELHO (1999) assim como me reporto a algumas noções sugeridas por BOURDIEU (1998) tais como luta concorrencial, capital social e simbólico, contradições da herança. Ao final, articulo o trabalho de organização do arquivo documental do professor Rubin Santos Leão Aquino, realizado no âmbito do Programa de Iniciação Científica e compartilhamos algumas reflexões sobre a profissão docente. |
Materia: | Mobilização social Ensino superior Estudantes pobres Formação de professores Educação inclusiva |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | FERREIRA, Graziela Aparecida Gomes. Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFerreira.pdf | 369.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.