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http://hdl.handle.net/11422/12526
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | 20 anos dos parâmetros curriculares nacionais ética: análise e reflexões |
Author(s)/Inventor(s): | Sousa, Daniela Honorio de |
Advisor: | Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
Abstract: | Essa monografia tem como problema central a questão do ensino/aprendizagem de ética na escola brasileira por meio da legislação nacional. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objeto o tema Ética e Educação a partir da análise do volume 8, destinado ao tema Ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997a). Nessa diretriz da educação brasileira é orientado que o ensino da ética aconteça de forma transversal, ou seja, perpassando todas as disciplinas, sem um horário e/ou disciplina escolar específica, e sim em todo o cotidiano escolar. Apesar de não ter poder legal, os PCNs Ética têm um papel indicador concernente à educação moral como responsabilidade de todo professor. Considerando a relevância deste documento que completou, em 2017, exatos 20 anos desde seu lançamento, a presente pesquisa destaca a seguinte indagação: como se configura o conceito de ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais volume 8? A hipótese dessa pesquisa documental bibliográfica é que há concepções de ética dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais que devem ser entendidas para a prática dos Temas Transversais. O objetivo é identificar as características do conceito de ética no volume 8 dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o qual se desdobra nas seguintes questões norteadoras: como a presente monografia entende o conceito de ética? É possível verificar na literatura educacional se há referências quanto ao volume 8 dos PCNs? Qual a concepção de ética subjacente ao propósito dos Parâmetros Curriculares nacionais volume 8? A fundamentação teórica tem como principal teoria a filosofia aristotélica (ARISTÓTELES, Séc. IV a. C. 1984) e autores sob a mesma perspectiva que contribuem para a reflexão da ética na prática educacional (MARITAIN, 1968; MACINTYRE, 2001; VÁZQUEZ, 1996; SUCUPIRA LINS, 1999, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2011, 2012, 2013a, 2013b, 2013c, 2014, 2015, 2016; OLIVEIRA, 1998, 2001, 2012, 2014). Esta pesquisa monográfica de abordagem qualitativa, utiliza como método a interpretação do texto fundamentada na hermenêutica de Paul Ricoeur (1990) para a realização da análise documental do volume 8, referente ao tema ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Destacamos os quatro princípios respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade apresentados nos referidos parâmetros como elementos primordiais para a vivência da ética. A análise dos PCNs Ética nos levou à conclusão que há falta de clareza quanto à a concepção de ética presente neste documento. |
Keywords: | Ética Educação moral Escola Pública Currículo Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jun-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUSA, Daniela Honorio de. 20 anos dos parâmetros curriculares nacionais ética: análise e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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