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dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorMachado, Amanda Lamego-
dc.date.accessioned2020-06-15T20:56:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.citationMACHADO, Amanda Lamego. A formação do leitor literário na educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12530-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA formação do leitor literário na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Lemos, Amanda Guerra de-
dc.description.resumoA formação de leitores literários na escola é amplamente refletida e discutida nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental, e na educação de jovens adultos - EJA? A pergunta da pesquisa foi: existe formação de leitores literários na educação de jovens e adultos? A partir desta pergunta ampla e por tratar-se de uma pesquisa qualitativa (Ivenick;Canen, 2016) foram pesquisadas as políticas públicas destinadas à EJA em relação ao tema, às práticas de formação de leitores, ao que os docentes pensam sobre a formação de leitores na EJA. O referencial teórico apoiou-se, principalmente, em Cândido (1998) que afirma ser a literatura um bem humano indispensável. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental e na realização de entrevistas com duas professoras da EJA sobre a leitura literária. Os resultados da pesquisa evidenciaram que existem ações para que a formação de leitores seja efetiva com os alunos na EJA por meio de políticas públicas, de professoras que refletem e planejam estas ações, da escolha dos acervos e de outras práticas. Desta forma, concluímos que a formação de leitores literários com base nas duas entrevistas realizadas é uma prática efetiva na Educação de Jovens e Adultos, segundo os dados da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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