Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12530
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Machado, Amanda Lamego | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T20:56:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-05 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Amanda Lamego. A formação do leitor literário na educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12530 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor literário na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Lemos, Amanda Guerra de | - |
dc.description.resumo | A formação de leitores literários na escola é amplamente refletida e discutida nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental, e na educação de jovens adultos - EJA? A pergunta da pesquisa foi: existe formação de leitores literários na educação de jovens e adultos? A partir desta pergunta ampla e por tratar-se de uma pesquisa qualitativa (Ivenick;Canen, 2016) foram pesquisadas as políticas públicas destinadas à EJA em relação ao tema, às práticas de formação de leitores, ao que os docentes pensam sobre a formação de leitores na EJA. O referencial teórico apoiou-se, principalmente, em Cândido (1998) que afirma ser a literatura um bem humano indispensável. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental e na realização de entrevistas com duas professoras da EJA sobre a leitura literária. Os resultados da pesquisa evidenciaram que existem ações para que a formação de leitores seja efetiva com os alunos na EJA por meio de políticas públicas, de professoras que refletem e planejam estas ações, da escolha dos acervos e de outras práticas. Desta forma, concluímos que a formação de leitores literários com base nas duas entrevistas realizadas é uma prática efetiva na Educação de Jovens e Adultos, segundo os dados da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMachado.pdf | 406.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.