Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12530
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A formação do leitor literário na educação de jovens e adultos
Author(s)/Inventor(s): Machado, Amanda Lamego
Advisor: Souza, Marta Lima de
Abstract: A formação de leitores literários na escola é amplamente refletida e discutida nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental, e na educação de jovens adultos - EJA? A pergunta da pesquisa foi: existe formação de leitores literários na educação de jovens e adultos? A partir desta pergunta ampla e por tratar-se de uma pesquisa qualitativa (Ivenick;Canen, 2016) foram pesquisadas as políticas públicas destinadas à EJA em relação ao tema, às práticas de formação de leitores, ao que os docentes pensam sobre a formação de leitores na EJA. O referencial teórico apoiou-se, principalmente, em Cândido (1998) que afirma ser a literatura um bem humano indispensável. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental e na realização de entrevistas com duas professoras da EJA sobre a leitura literária. Os resultados da pesquisa evidenciaram que existem ações para que a formação de leitores seja efetiva com os alunos na EJA por meio de políticas públicas, de professoras que refletem e planejam estas ações, da escolha dos acervos e de outras práticas. Desta forma, concluímos que a formação de leitores literários com base nas duas entrevistas realizadas é uma prática efetiva na Educação de Jovens e Adultos, segundo os dados da pesquisa.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Incentivo à leitura
Formação de leitores
Política pública
Prática pedagógica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Amanda Lamego. A formação do leitor literário na educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMachado.pdf406.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.