Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorMoreira, Thaianne Barbosa-
dc.date.accessioned2020-06-15T21:10:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMOREIRA, Thaianne Barbosa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12531-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Basílio, Priscila de Melo-
dc.description.resumoA presente monografia consiste em um estudo qualitativo sobre as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID em educação infantil na formação e seu impacto nos anos iniciais da prática docente. O objetivo principal desse estudo é analisar o impacto do PIBID em educação infantil na formação e o seu impacto nos anos iniciais da prática docente, visando os desafios existentes nos primeiros anos da prática docente. A presente discussão é fundamentada e orientada a partir dos seguintes aportes teóricos: Tardif (2014), Pimenta (1994), Da Silva Campello (2016), Nóvoa (2009), entre outros que trazem em suas temáticas abordagens da formação docente, desafios da prática e saberes docentes. A pesquisa consolidou-se utilizando entrevistas semi-estruturada com três bolsistas que participaram do primeiro ciclo do PIBID-Educação Infantil na UFRJ e hoje atuam com diferentes funções docentes em instituições privadas e públicas na cidade do Rio de Janeiro. Ao final concluímos que o PIBID promove valores e novos sentidos dentro da profissão docente, ou seja, os sujeitos participantes desse programa apresentam em suas narrativas contribuições positivas de saberes docentes que desenvolveram através da participação, ação, diálogo, cooperação e observação, e hoje conseguem inserir nas suas práticas diárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMoreira.pdf426.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.