Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12531
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil.
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Thaianne Barbosa
Orientador: Guimarães, Daniela
Resumo: A presente monografia consiste em um estudo qualitativo sobre as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID em educação infantil na formação e seu impacto nos anos iniciais da prática docente. O objetivo principal desse estudo é analisar o impacto do PIBID em educação infantil na formação e o seu impacto nos anos iniciais da prática docente, visando os desafios existentes nos primeiros anos da prática docente. A presente discussão é fundamentada e orientada a partir dos seguintes aportes teóricos: Tardif (2014), Pimenta (1994), Da Silva Campello (2016), Nóvoa (2009), entre outros que trazem em suas temáticas abordagens da formação docente, desafios da prática e saberes docentes. A pesquisa consolidou-se utilizando entrevistas semi-estruturada com três bolsistas que participaram do primeiro ciclo do PIBID-Educação Infantil na UFRJ e hoje atuam com diferentes funções docentes em instituições privadas e públicas na cidade do Rio de Janeiro. Ao final concluímos que o PIBID promove valores e novos sentidos dentro da profissão docente, ou seja, os sujeitos participantes desse programa apresentam em suas narrativas contribuições positivas de saberes docentes que desenvolveram através da participação, ação, diálogo, cooperação e observação, e hoje conseguem inserir nas suas práticas diárias.
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOREIRA, Thaianne Barbosa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMoreira.pdf426.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.