Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12533
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Yandra Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T21:39:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12533 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Luciene Cerdas | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.description.resumo | A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YGuimarães.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.