Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12533
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
Autor(es)/Inventor(es): | Guimarães, Yandra Queiroz |
Tutor: | Guimarães, Daniela |
Resumen: | A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças. |
Materia: | Educação infantil Leitura Letramento Iniciação à docência Escola pública |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
YGuimarães.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.