Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12539
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relações étnico-raciais no ENEM: uma perspectiva curricular
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Taissa Gonçalves Paz
Advisor: Rocha, Ana Angelita da
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a relação de interface entre o currículo, a avaliação e as relações étnico-raciais. O objetivo central dessa pesquisa é compreender as tensões presentes nessa relação. A pesquisa qualitativa busca através de análise documental, identificar de que modo o objeto de pesquisa está sendo investigado no meio acadêmico, compreender como o ENEM trabalha com as questões étnico-raciais em seus editais, verificar de que forma tal temática se reflete nos itens das provas além de perceber indícios iniciais de como os professores da área de ciências humanas veem essa relação. Ao final da pesquisa, a hipótese inicial de que existe um descompasso entre os editais e os itens das provas foi confirmada e concluiu-se que a continuidade do estudo exploratório é necessária.
Keywords: ENEM
Relações étnicas
Currículo
Avaliação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Taissa Gonçalves Paz. Relações étnico-raciais no Enem: uma perspectiva curricular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFerreira.pdf950.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.