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dc.contributor.advisorKoslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.authorCaldeira, Anita Toshie Nakamura-
dc.date.accessioned2020-06-16T22:31:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Anita Toshie Nakamura. Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12540-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEnturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Ana Pires do-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoA monografia “Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro” está inserida no debate sobre os efeitos da escola e a associação dos fatores intraescolares capazes de possibilitar maior eficácia e equidade. O objetivo principal é identificar as regras e os procedimentos de enturmação para a educação infantil, mais precisamente para as turmas de pré-escola, e verificar a relação da enturmação com o desenvolvimento das crianças. O recorte do estudo proposto faz parte de um projeto mais amplo denominado “Linha de Base Brasil: um estudo longitudinal sobre a trajetória de aprendizagem de crianças” e, por meio de uma abordagem quantitativa e de um modelo longitudinal, analisa as bases de dados do Sistema de Gestão Acadêmica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da pesquisa Linha de Base Brasil. A partir das informações obtidas dessas duas fontes de dados, foi possível verificar tanto a composição das turmas de PRE-I quanto o desenvolvimento das crianças ao longo de um ano letivo em duas escolas municipais de educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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