Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Koslinski, Mariane Campelo | - |
dc.contributor.author | Caldeira, Anita Toshie Nakamura | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T22:31:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | CALDEIRA, Anita Toshie Nakamura. Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12540 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Igualdade na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee2 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.description.resumo | A monografia “Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro” está inserida no debate sobre os efeitos da escola e a associação dos fatores intraescolares capazes de possibilitar maior eficácia e equidade. O objetivo principal é identificar as regras e os procedimentos de enturmação para a educação infantil, mais precisamente para as turmas de pré-escola, e verificar a relação da enturmação com o desenvolvimento das crianças. O recorte do estudo proposto faz parte de um projeto mais amplo denominado “Linha de Base Brasil: um estudo longitudinal sobre a trajetória de aprendizagem de crianças” e, por meio de uma abordagem quantitativa e de um modelo longitudinal, analisa as bases de dados do Sistema de Gestão Acadêmica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da pesquisa Linha de Base Brasil. A partir das informações obtidas dessas duas fontes de dados, foi possível verificar tanto a composição das turmas de PRE-I quanto o desenvolvimento das crianças ao longo de um ano letivo em duas escolas municipais de educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACaldeira.pdf | 290.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.