Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12540
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018
Autor(es)/Inventor(es): Caldeira, Anita Toshie Nakamura
Orientador: Koslinski, Mariane Campelo
Resumo: A monografia “Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro” está inserida no debate sobre os efeitos da escola e a associação dos fatores intraescolares capazes de possibilitar maior eficácia e equidade. O objetivo principal é identificar as regras e os procedimentos de enturmação para a educação infantil, mais precisamente para as turmas de pré-escola, e verificar a relação da enturmação com o desenvolvimento das crianças. O recorte do estudo proposto faz parte de um projeto mais amplo denominado “Linha de Base Brasil: um estudo longitudinal sobre a trajetória de aprendizagem de crianças” e, por meio de uma abordagem quantitativa e de um modelo longitudinal, analisa as bases de dados do Sistema de Gestão Acadêmica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da pesquisa Linha de Base Brasil. A partir das informações obtidas dessas duas fontes de dados, foi possível verificar tanto a composição das turmas de PRE-I quanto o desenvolvimento das crianças ao longo de um ano letivo em duas escolas municipais de educação infantil.
Palavras-chave: Educação infantil
Escolas municipais
Rendimento escolar
Igualdade na educação
Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CALDEIRA, Anita Toshie Nakamura. Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACaldeira.pdf290.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.