Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12541
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A experiência de uma licencianda em uma turma de 3° ano do ensino fundamental: jogos e brincadeiras na alfabetização |
Autor(es)/Inventor(es): | Sant’Anna, Thaysa Silveira de |
Orientador: | Cerdas, Luciene |
Resumo: | Considerando-se o lúdico como um aspecto fundamental da vida e do desenvolvimento do ser humano, o objetivo geral desta monografia foi identificar como o lúdico pode contribuir para a leitura e a escrita. Busca-se analisar como o professor da turma, a partir do uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que acontecem em sala de aula, favorece o processo de leitura e escrita. Esta pesquisa é de cunho participante e os sujeitos participantes foram alunos com faixa-etária entre 8 a 9 anos e o professor de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma turma do 3°ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos para coleta de dados foram: observação de aulas, entrevista semiestruturada com o professor, e realização de ações didáticas desenvolvidas pela pesquisadora em sala de aula. Os pressupostos teóricos deste estudo têm como base as ideias de Huizinga (2014), Maia (2014), Solé (1998), entre outros que ajudam a pensar o lúdico e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Esta pesquisa possibilitou o aprofundamento teórico e prático sobre o tema estudado e a participação, seja pela observação ou pela intervenção, em práticas pedagógicas que valorizam o uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas em seu planejamento, entendendo que o lúdico é um aspecto fundamental da infância, com contribuições para a aprendizagem do ler e escrever. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Alfabetização Atividades lúdicas Aprendizagem Prática pedagógica |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANT’ANNA, Thaysa Silveira de. A experiência de uma licencianda em uma turma de 3° ano do ensino fundamental: jogos e brincadeiras na alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSant’Anna.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.