Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12541
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A experiência de uma licencianda em uma turma de 3° ano do ensino fundamental: jogos e brincadeiras na alfabetização
Autor(es)/Inventor(es): Sant’Anna, Thaysa Silveira de
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: Considerando-se o lúdico como um aspecto fundamental da vida e do desenvolvimento do ser humano, o objetivo geral desta monografia foi identificar como o lúdico pode contribuir para a leitura e a escrita. Busca-se analisar como o professor da turma, a partir do uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que acontecem em sala de aula, favorece o processo de leitura e escrita. Esta pesquisa é de cunho participante e os sujeitos participantes foram alunos com faixa-etária entre 8 a 9 anos e o professor de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma turma do 3°ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos para coleta de dados foram: observação de aulas, entrevista semiestruturada com o professor, e realização de ações didáticas desenvolvidas pela pesquisadora em sala de aula. Os pressupostos teóricos deste estudo têm como base as ideias de Huizinga (2014), Maia (2014), Solé (1998), entre outros que ajudam a pensar o lúdico e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Esta pesquisa possibilitou o aprofundamento teórico e prático sobre o tema estudado e a participação, seja pela observação ou pela intervenção, em práticas pedagógicas que valorizam o uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas em seu planejamento, entendendo que o lúdico é um aspecto fundamental da infância, com contribuições para a aprendizagem do ler e escrever.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Alfabetização
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Prática pedagógica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANT’ANNA, Thaysa Silveira de. A experiência de uma licencianda em uma turma de 3° ano do ensino fundamental: jogos e brincadeiras na alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSant’Anna.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.