Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12542
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Histórias de vida de professoras dos anos iniciais: da formação à inspiração |
Autor(es)/Inventor(es): | Araújo, Vilma Dayane Martins |
Orientador: | Giambiagi, Irene |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como tema principal um estudo das histórias de vida de professoras dos anos iniciais e os desafios enfrentados no cotidiano escolar, tendo como objetivos principais reconhecer a importância da função social dos professores e analisar suas histórias de vida na busca por inspirarem sonhos e esperanças, ressignificando o trabalho docente. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com instrumento de coleta de dados. Esta foi realizada por meio de um questionário previamente estruturado, respondido por 11 professoras que atuam do 1º ao 5º ano na rede pública municipal do Rio de Janeiro, em diferentes regiões da cidade. O referencial teórico que norteou o estudo baseou-se nos seguintes autores: Arroyo (2015), Garcia (1996), Freire (1996), Vasconcelos (2000), Nóvoa (1992, 1995), Silveira (2002) e Paschoalino (2009), que auxiliaram a entender melhor e aprofundar os desafios encontrados pelo professor no cotidiano escolar. O trabalho está organizado em quatro capítulos. No primeiro, analisa-se o pouco espaço cedido para que o professor tenha voz ativa e exponha suas ideias, com ênfase na formação docente. No segundo, discutem-se os diversos fatores que podem causar o adoecimento docente, as cobranças sociais, institucionais e familiares e, ainda, a competitividade gerada pelo mercado de trabalho, a medicalização do educador e fatos do cotidiano escolar que o afetam emocionalmente. No terceiro, expõem-se algumas representações sociais referentes à figura do professor e suas implicações. Finalmente, no quarto capítulo, apresenta-se a descrição metodológica, seguida de uma análise do questionário a 11 professoras do 1º ao 5º ano na rede municipal de ensino de diferentes áreas da cidade (Zonas Norte, Sul e Oeste), com destaque para as histórias de vida apresentadas. Defende-se que é necessária uma parceria efetiva entre a escola, o poder público e a família, para que se obtenham melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Professores Formação de professores Ambiente de trabalho Adoecimento docente Escola pública |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ARAÚJO, Vilma Dayane Martins. Histórias de vida de professoras dos anos iniciais: da formação à inspiração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VAraújo.pdf | 587.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.