Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12549
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Indícios da formação dos gestores escolares no projeto político-pedagógico: uma análise em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Ruana Pessoa
Tutor: Fernández, Silvina Julia
Resumen: O planejamento escolar permeia todas as ações da instituição, desde o planejamento feito pelos docentes e gestores escolares até o documento máximo de planejamento escolar: o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN Lei nº 9394/96), o artigo 14 obriga a uma gestão democrática, à participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico (PP) e à participação da comunidade local e escolar nos Conselhos Escolares. Assim mesmo, para além da legislação, constatamos uma ampla discussão acadêmica oriunda da década de 90 e início dos anos 2000 sobre a elaboração de um PPP para a escola. Como o PPP é a instância máxima de planejamento da escola, a equipe gestora é responsável por coordenar, implementar e avaliar o seu planejamento, porém tais responsabilidades exigem formação técnico-pedagógica específica por parte da gestão. Nessa perspectiva, cabe perguntar: como a formação da equipe gestora está presente no Projeto Político-Pedagógico da escola? Buscando responder essa questão, o objetivo principal desta monografia é analisar de que maneira os conceitos dos autores de referência sobre PPP aparecem na fala dos gestores e nos textos desses documentos nas escolas selecionadas. Para isso, em um primeiro momento, analisamos conceitualmente o PPP e a gestão democrática com base nos autores de maior referência sobre PPP no Brasil: Veiga (2001), Vasconcellos (2002), Gadotti (1998), Gandin (1999) e Padilha (2003). A seguir, analisamos a presença/ausência dessas e outras referências tanto nos documentos dos PPPs quanto nas falas das equipes gestoras de quatro escolas públicas municipais cariocas. A seleção de escolas surge da amostra da pesquisa denominada “Concepções de planejamento e gestão escolar: políticas públicas, projetos político-pedagógicos e democratização no cotidiano escolar” realizado pelo Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Essa amostra, baseada em pesquisa anterior de 2012, foram selecionadas 15 escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. São escolas que atendem alunos com nível sócio econômico heterogêneo, das quais foram selecionadas aquelas com os mais altos e mais baixos índices de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Das 15 escolas, conseguimos realizar entrevistas em 10 escolas com profissionais que compõem a gestão escolar (diretores gerais, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos), a partir de roteiro semiestruturado entre novembro de 2016 a dezembro de 2017. Para esta monografia, foram selecionadas quatro escolas a partir do critério da formação inicial e continuada das equipes gestoras. Além das entrevistas, foi realizada análise documental dos PPPs de cada escola selecionada.
Materia: Planejamento educacional
Gestão escolar
Políticas públicas
Projeto pedagógico
Escola pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FARIAS, Ruana Pessoa. Indícios da formação dos gestores escolares no projeto político-pedagógico: uma análise em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RFarias.pdf486.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.