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http://hdl.handle.net/11422/12550
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rayane da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T23:13:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rayane da Silva de. A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12550 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Regina Céli Oliveira da | - |
dc.description.resumo | Os principais objetivos do presente trabalho consistiram em compreender os conceitos de interdisciplinaridade e observar como a interdisciplinaridade ocorre na prática docente de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Realizei uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-me da pesquisa teórico-empírica. Foi feita uma coleta de dados em campo, para a qual apliquei como técnica a observação de trabalhos pedagógicos da prática docente de dois professores dos anos iniciais de um Centro Integrado de Educação Pública da Zona Sul do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado baseou-se nos autores Japiassu, Santomé, Fazenda e Lück. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, abordo os vários conceitos de disciplina; no segundo, detive-me no surgimento da interdisciplinaridade, defino suas principais concepções, o movimento pela interdisciplinaridade e também os principais documentos que citam a interdisciplinaridade na educação básica; no terceiro, finalmente, apresento a análise do trabalho de campo e os principais desafios e dificuldades que o professor encontra para a realização do trabalho interdisciplinar. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pude perceber que, apesar dos documentos oficiais apresentarem a interdisciplinaridade na organização curricular da educação básica, a prática com abordagem interdisciplinar ainda é pouco utilizada. Face aos dados apresentados, constatei ainda que o termo interdisciplinaridade não tem por parte dos teóricos analisados um sentido único e estável. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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