Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12550
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Rayane da Silva de
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: Os principais objetivos do presente trabalho consistiram em compreender os conceitos de interdisciplinaridade e observar como a interdisciplinaridade ocorre na prática docente de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Realizei uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-me da pesquisa teórico-empírica. Foi feita uma coleta de dados em campo, para a qual apliquei como técnica a observação de trabalhos pedagógicos da prática docente de dois professores dos anos iniciais de um Centro Integrado de Educação Pública da Zona Sul do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado baseou-se nos autores Japiassu, Santomé, Fazenda e Lück. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, abordo os vários conceitos de disciplina; no segundo, detive-me no surgimento da interdisciplinaridade, defino suas principais concepções, o movimento pela interdisciplinaridade e também os principais documentos que citam a interdisciplinaridade na educação básica; no terceiro, finalmente, apresento a análise do trabalho de campo e os principais desafios e dificuldades que o professor encontra para a realização do trabalho interdisciplinar. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pude perceber que, apesar dos documentos oficiais apresentarem a interdisciplinaridade na organização curricular da educação básica, a prática com abordagem interdisciplinar ainda é pouco utilizada. Face aos dados apresentados, constatei ainda que o termo interdisciplinaridade não tem por parte dos teóricos analisados um sentido único e estável.
Palavras-chave: Prática de ensino
Currículo
Ensino fundamental
Escola pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Rayane da Silva de. A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROliveira.pdf220.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.