Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12551
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes
Author(s)/Inventor(s): Mehl, Sônia Veprinsky
Advisor: Ranniery, Thiago
Abstract: O presente estudo, à luz da história do movimento feminista, da caracterização dos feminismos contemporâneos (ALVAREZ, 2014; MATOS, 2014) e da literatura sobre “jovens feministas” (GIOVANNI, 2003; ZANETTI, 2009; ADRIÃO; TONELI; MALUF, 2011; GOMES; SORJ, 2014), tem o objetivo de situar os feminismos na escola no movimento mais amplo de reconfigurações contemporâneas dos feminismos. Foram realizadas observações e entrevistas em uma escola estadual no Rio de Janeiro e a análise destas revelou a pluralidade de feminismos que, sobretudo entre professoras e estudantes, disputam por diferentes concepções e formas válidas de composição na escola, caracterizando conflitos e negociações. Identifico também que os feminismos contemporâneos e as características singulares das jovens feministas se fazem presentes na composição dos feminismos nas escolas e na forma como as estudantes caracterizam essas experiências, seja na disputa por narrativas ou nas denúncias de tensões geracionais, em que as jovens estudantes são colocadas em um lugar de passividade e na condição de herdeiras do movimento pelas professoras. A pesquisa conclui que há especificidades em ser jovem feminista no espaço escolar pela centralidade dos corpos na constituição de seus feminismos e campos discursivos, particularidades de pautas e pelas disputas por reconhecimento que passam pela relação com professoras e a organização da escola. Essas considerações reconfiguram os campos de ação feministas, ao mesmo tempo em que tensionam e configuram a escola.
Keywords: Feminismo
Estudantes
Escolas
Jovens
Professoras
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MEHL, Sônia Veprinsky . Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMehl.pdf369.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.