Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12552
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
dc.contributor.authorRodrigues, Alessandra Guimarães-
dc.date.accessioned2020-06-17T23:45:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Alessandra Guimarães. A burocracia escolar e a construção de uma escola de prestígio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12552-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleA burocracia escolar e a construção de uma escola de prestígiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoÉ possível dizer que devido à estratificação no sistema educacional municipal do Rio de Janeiro, as escolas públicas são diferentes, tanto em desempenho quanto em prestígio. Diante desse quadro, nessa investigação vamos refletir sobre a construção de escolas de prestígio, analisando as medidas que conferem prestígio e avaliam o desempenho escolar; vamos identificar de que forma as famílias – diante de uma oferta escolar diversa – e a gestão das escolas municipais – diante de uma alta procura das famílias por vagas nas escolas mais prestigiadas – fazem uso dos mecanismos formais de escolha escolar, além de procurar perceber se a expectativa das famílias e da direção escolar pode influenciar suas ações efetivas quanto à matrícula dos alunos. A investigação contribui para o debate sobre burocracia e hierarquização escolar e para a análise de implementação de políticas públicas para a educação. A hipótese inicial – baseada na literatura (COSTA & KOSLINSKI, 2008) – é de que há processos internos e externos às escolas, que auxiliam na construção de uma imagem de prestígio, e de que existem mecanismos de segregação escolar em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Para a realização da investigação foram feitas observações etnográficas em uma escola municipal de Ensino Fundamental, considerada como uma escola de alto prestígio em sua região, e também foi realizada uma entrevista em profundidade com a gestora dessa escola. Os dados da pesquisa foram produzidos entre os anos de 2015 e 2017. Ao final da pesquisa, foi possível perceber um processo de construção e manutenção de escolas de prestígio no Rio de Janeiro, aliado a um processo de construção e manutenção de trajetórias escolares, entre as escolas mais e menos prestigiadas. Identificamos a convivência entre regras formais e práticas informais nos processos de escolha e acesso às escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARodrigues.pdf327.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.