Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12552
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A burocracia escolar e a construção de uma escola de prestígio |
Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues, Alessandra Guimarães |
Orientador: | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha |
Resumo: | É possível dizer que devido à estratificação no sistema educacional municipal do Rio de Janeiro, as escolas públicas são diferentes, tanto em desempenho quanto em prestígio. Diante desse quadro, nessa investigação vamos refletir sobre a construção de escolas de prestígio, analisando as medidas que conferem prestígio e avaliam o desempenho escolar; vamos identificar de que forma as famílias – diante de uma oferta escolar diversa – e a gestão das escolas municipais – diante de uma alta procura das famílias por vagas nas escolas mais prestigiadas – fazem uso dos mecanismos formais de escolha escolar, além de procurar perceber se a expectativa das famílias e da direção escolar pode influenciar suas ações efetivas quanto à matrícula dos alunos. A investigação contribui para o debate sobre burocracia e hierarquização escolar e para a análise de implementação de políticas públicas para a educação. A hipótese inicial – baseada na literatura (COSTA & KOSLINSKI, 2008) – é de que há processos internos e externos às escolas, que auxiliam na construção de uma imagem de prestígio, e de que existem mecanismos de segregação escolar em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Para a realização da investigação foram feitas observações etnográficas em uma escola municipal de Ensino Fundamental, considerada como uma escola de alto prestígio em sua região, e também foi realizada uma entrevista em profundidade com a gestora dessa escola. Os dados da pesquisa foram produzidos entre os anos de 2015 e 2017. Ao final da pesquisa, foi possível perceber um processo de construção e manutenção de escolas de prestígio no Rio de Janeiro, aliado a um processo de construção e manutenção de trajetórias escolares, entre as escolas mais e menos prestigiadas. Identificamos a convivência entre regras formais e práticas informais nos processos de escolha e acesso às escolas. |
Palavras-chave: | Escolas municipais Gestão escolar Burocracia Avaliação educacional Desigualdades educacionais Discriminação na educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | RODRIGUES, Alessandra Guimarães. A burocracia escolar e a construção de uma escola de prestígio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARodrigues.pdf | 327.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.