Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.author | Silveira, Patricia Aparecida Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T21:51:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Patricia Aparecida Lopes. Com a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12559 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Com a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e | - |
dc.description.resumo | Este trabalho está inserido no contexto da formação de professores alfabetizadores, o objetivo da presente pesquisa foi analisar quais foram as contribuições do curso de extensão “Ler e escrever na escola: articulando saberes, construindo práticas”, para a formação dos professores/estudantes que participaram dessa ação, oferecida no âmbito do GRAFE da FE/UFRJ entre os anos de 2016 e 2017, no qual participei como integrante da equipe organizadora. Atualmente, o campo educacional é repleto de disputas sendo a área da alfabetização alvo de programas de formação continuada que visam "preparar" e “capacitar” os docentes. Visto que muitos desses programas desconsideram a experiência empírica do professor, há a necessidade de pensarmos formações que se proponham a enfatizar o protagonismo e a autorreflexão da prática docente, visando assim uma formação permanente seja no campo onde os professores atuam ou em outros espaços. A presente pesquisa de monografia buscou discutir de forma analítica e reflexiva o tema formação continuada e a importância da formação permanente para a carreira docente. Os referenciais teóricos que orientaram as análises dos relatos produzidos pelos professores/estudantes partiram, principalmente, dos estudos de Nóvoa (1992, 1999, 2008 e 2017) e de Freire (2014 e 2018) que discutem a importância da formação permanente e autônoma dos professores. Os resultados das análises dos relatos mostraram que o referido curso contribuiu para a formação dos professores/estudantes em relação a alguns aspectos, tais como: a produção/construção de novos saberes e de novas práticas relacionadas à alfabetização, a conscientização da importância da autorreflexão e do auto questionamento da prática docente e das trocas e da interação entre os pares, dentre outras contribuições. Os resultados também apontaram a relevância de maior aproximação entre a universidade e a escola, havendo a emergência na implementação de políticas públicas em âmbito nacional que busquem construir cursos de formação que de fato contribuam com o aprimoramento e aperfeiçoamento da formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSilveira.pdf | 524.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.