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dc.contributor.advisorAmorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.authorSilveira, Patricia Aparecida Lopes-
dc.date.accessioned2020-06-18T21:51:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:16Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Patricia Aparecida Lopes. Com a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12559-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleCom a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Castro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.description.resumoEste trabalho está inserido no contexto da formação de professores alfabetizadores, o objetivo da presente pesquisa foi analisar quais foram as contribuições do curso de extensão “Ler e escrever na escola: articulando saberes, construindo práticas”, para a formação dos professores/estudantes que participaram dessa ação, oferecida no âmbito do GRAFE da FE/UFRJ entre os anos de 2016 e 2017, no qual participei como integrante da equipe organizadora. Atualmente, o campo educacional é repleto de disputas sendo a área da alfabetização alvo de programas de formação continuada que visam "preparar" e “capacitar” os docentes. Visto que muitos desses programas desconsideram a experiência empírica do professor, há a necessidade de pensarmos formações que se proponham a enfatizar o protagonismo e a autorreflexão da prática docente, visando assim uma formação permanente seja no campo onde os professores atuam ou em outros espaços. A presente pesquisa de monografia buscou discutir de forma analítica e reflexiva o tema formação continuada e a importância da formação permanente para a carreira docente. Os referenciais teóricos que orientaram as análises dos relatos produzidos pelos professores/estudantes partiram, principalmente, dos estudos de Nóvoa (1992, 1999, 2008 e 2017) e de Freire (2014 e 2018) que discutem a importância da formação permanente e autônoma dos professores. Os resultados das análises dos relatos mostraram que o referido curso contribuiu para a formação dos professores/estudantes em relação a alguns aspectos, tais como: a produção/construção de novos saberes e de novas práticas relacionadas à alfabetização, a conscientização da importância da autorreflexão e do auto questionamento da prática docente e das trocas e da interação entre os pares, dentre outras contribuições. Os resultados também apontaram a relevância de maior aproximação entre a universidade e a escola, havendo a emergência na implementação de políticas públicas em âmbito nacional que busquem construir cursos de formação que de fato contribuam com o aprimoramento e aperfeiçoamento da formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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