Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12559
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Com a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensão |
Autor(es)/Inventor(es): | Silveira, Patricia Aparecida Lopes |
Orientador: | Amorim, Rejane Maria de Almeida |
Resumo: | Este trabalho está inserido no contexto da formação de professores alfabetizadores, o objetivo da presente pesquisa foi analisar quais foram as contribuições do curso de extensão “Ler e escrever na escola: articulando saberes, construindo práticas”, para a formação dos professores/estudantes que participaram dessa ação, oferecida no âmbito do GRAFE da FE/UFRJ entre os anos de 2016 e 2017, no qual participei como integrante da equipe organizadora. Atualmente, o campo educacional é repleto de disputas sendo a área da alfabetização alvo de programas de formação continuada que visam "preparar" e “capacitar” os docentes. Visto que muitos desses programas desconsideram a experiência empírica do professor, há a necessidade de pensarmos formações que se proponham a enfatizar o protagonismo e a autorreflexão da prática docente, visando assim uma formação permanente seja no campo onde os professores atuam ou em outros espaços. A presente pesquisa de monografia buscou discutir de forma analítica e reflexiva o tema formação continuada e a importância da formação permanente para a carreira docente. Os referenciais teóricos que orientaram as análises dos relatos produzidos pelos professores/estudantes partiram, principalmente, dos estudos de Nóvoa (1992, 1999, 2008 e 2017) e de Freire (2014 e 2018) que discutem a importância da formação permanente e autônoma dos professores. Os resultados das análises dos relatos mostraram que o referido curso contribuiu para a formação dos professores/estudantes em relação a alguns aspectos, tais como: a produção/construção de novos saberes e de novas práticas relacionadas à alfabetização, a conscientização da importância da autorreflexão e do auto questionamento da prática docente e das trocas e da interação entre os pares, dentre outras contribuições. Os resultados também apontaram a relevância de maior aproximação entre a universidade e a escola, havendo a emergência na implementação de políticas públicas em âmbito nacional que busquem construir cursos de formação que de fato contribuam com o aprimoramento e aperfeiçoamento da formação docente. |
Palavras-chave: | Formação de professores Educação permanente Alfabetização Prática de ensino Formação continuada |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVEIRA, Patricia Aparecida Lopes. Com a palavra, os professores alfabetizadores: produção e troca de saberes em um curso de extensão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSilveira.pdf | 524.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.