Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12576
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Peclat, Milena França da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T21:09:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | PECLAT, Milena França da Silva. Docência na educação infantil e questões de gênero. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12576 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Docência na educação infantil e questões de gênero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo focaliza o debate sobre as questões de gênero que permeiam no contexto da educação infantil. Considerando-se que ainda hoje algumas escolas mantém uma estrutura sexista em suas práticas cotidianas, colaborando para a manutenção das desigualdades de gênero existentes em nossa sociedade, o objetivo principal desse trabalho é identificar práticas pedagógicas que possibilitam uma educação para a infância mais democrática no âmbito das discussões sobre gênero e educação. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Louro (1997, 2000, 2001, 2007), Finco (2008, 2010), Silva e Buss-Simão (2018), Scott (1995), entre outros autores que abordam em sobre gênero e educação em seus estudos. O presente trabalho se desenvolve através dos relatos e experiências vivenciadas a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, procurando evidenciar a importância de programas de formação de professores, fomentar a discussão sobre a construção das identidades infantis, além de pensar quais são os papéis que os/as docentes da educação infantil devem desempenhar frente às questões de gênero na infância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MPeclat.pdf | 211.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.