Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12581
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Impactos ambientais dos plásticos: biopolímeros como alternativa para a redução do acúmulo de embalagens flexíveis de polipropileno no meio ambiente
Autor(es)/Inventor(es): Fortuna, Ana Luísa Lobo
Orientador: Ferraz, Clarice Campelo de Melo
Resumo: O aumento do consumo desenfreado do plástico contribuiu para sua presença em grandes quantidades no lixo urbano. O polipropileno é um dos polímeros mais utilizados na fabricação de embalagens plásticas flexíveis e o acúmulo desses materiais no meio ambiente, principalmente nos oceanos, vem causando diversos impactos negativos à biodiversidade do planeta. Uma alternativa para os problemas causados pelo descarte indevido desses resíduos seria a substituição dos plásticos tradicionais por polímeros biodegradáveis e compostáveis de fontes renováveis cujo ciclo de vida tende a ser menos poluente, visto que, sob condições favoráveis, se degradam em ambientes biologicamente ativos, não produzindo rejeitos tóxicos para o ambiente. Visando esses benefícios, esse estudo analisou dois biopolímeros capazes de substituir o polipropileno na fabricação de embalagens flexíveis, o poliácido láctico (PLA) e os polihidroxialcanoatos (PHAs). Análises SWOT foram realizadas a fim de determinar a viabilidade real de implementação desses biopolímeros nessa indústria e permitiram identificar que os elevados custos de produção, a necessidade de grandes quantidades de recursos naturais e a competição com um mercado já estruturado se caracterizam como as principais barreiras para a consolidação desses materiais no mercado de embalagens flexíveis. Por outro lado, a implementação de legislações que favorecem a utilização de bioplásticos em detrimento dos plásticos convencionais e as mudanças no comportamento do consumidor impulsionam o mercado dos biopolímeros.
Palavras-chave: BIOPOLÍMEROS
Sustentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::POLIMEROS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLFortuna.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.