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dc.contributor.advisorKelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.authorCascardo, Juliana Sanfilippo-
dc.date.accessioned2020-06-23T16:08:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationCASCARDO, Juliana Sanfilippo. Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12595-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectImplantes coclearespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.referee2Xavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de uma pesquisa maior chamada: “Projeto educacional de crianças implantadas: um estudo comparativo”, coordenada pela mestranda Rachel Brum e orientada pela professora Celeste Azulay Kelman, do programa de pós-graduação em educação da UFRJ. Participei como voluntária desta pesquisa, atendendo uma criança implantada que tinha 10 anos e que estava no 4º ano de escolaridade. A partir desta experiência decidi fazer um trabalho semelhante. A pesquisa que foi realizada nessa monografia tem como objetivo comparar os desempenhos linguísticos no atendimento educacional especializado em ambiente hospitalar, analisando o desenvolvimento da compreensão textual de duas crianças, implantadas, em processo de alfabetização. O atendimento foi realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, com duas crianças, uma de sete anos e outra de seis anos, que possuem implante coclear, mas diferentes daquelas que foram atendidas na pesquisa da mestranda Rachel. Portanto, não receberam previamente nenhum atendimento educacional especializado (AEE) realizado no HUCFF. Analisei e comparei a compreensão textual destas crianças no início dos atendimentos e ao final, para sondar o efeito do processo de alfabetização realizado durante os encontros do AEE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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