Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.author | Cascardo, Juliana Sanfilippo | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-23T16:08:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.citation | CASCARDO, Juliana Sanfilippo. Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12595 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Implantes cocleares | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa maior chamada: “Projeto educacional de crianças implantadas: um estudo comparativo”, coordenada pela mestranda Rachel Brum e orientada pela professora Celeste Azulay Kelman, do programa de pós-graduação em educação da UFRJ. Participei como voluntária desta pesquisa, atendendo uma criança implantada que tinha 10 anos e que estava no 4º ano de escolaridade. A partir desta experiência decidi fazer um trabalho semelhante. A pesquisa que foi realizada nessa monografia tem como objetivo comparar os desempenhos linguísticos no atendimento educacional especializado em ambiente hospitalar, analisando o desenvolvimento da compreensão textual de duas crianças, implantadas, em processo de alfabetização. O atendimento foi realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, com duas crianças, uma de sete anos e outra de seis anos, que possuem implante coclear, mas diferentes daquelas que foram atendidas na pesquisa da mestranda Rachel. Portanto, não receberam previamente nenhum atendimento educacional especializado (AEE) realizado no HUCFF. Analisei e comparei a compreensão textual destas crianças no início dos atendimentos e ao final, para sondar o efeito do processo de alfabetização realizado durante os encontros do AEE. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCascardo.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.