Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12595
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas
Autor(es)/Inventor(es): Cascardo, Juliana Sanfilippo
Tutor: Kelman, Celeste Azulay
Resumen: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa maior chamada: “Projeto educacional de crianças implantadas: um estudo comparativo”, coordenada pela mestranda Rachel Brum e orientada pela professora Celeste Azulay Kelman, do programa de pós-graduação em educação da UFRJ. Participei como voluntária desta pesquisa, atendendo uma criança implantada que tinha 10 anos e que estava no 4º ano de escolaridade. A partir desta experiência decidi fazer um trabalho semelhante. A pesquisa que foi realizada nessa monografia tem como objetivo comparar os desempenhos linguísticos no atendimento educacional especializado em ambiente hospitalar, analisando o desenvolvimento da compreensão textual de duas crianças, implantadas, em processo de alfabetização. O atendimento foi realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, com duas crianças, uma de sete anos e outra de seis anos, que possuem implante coclear, mas diferentes daquelas que foram atendidas na pesquisa da mestranda Rachel. Portanto, não receberam previamente nenhum atendimento educacional especializado (AEE) realizado no HUCFF. Analisei e comparei a compreensão textual destas crianças no início dos atendimentos e ao final, para sondar o efeito do processo de alfabetização realizado durante os encontros do AEE.
Materia: Educação especial
Surdez
Implantes cocleares
Alfabetização
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CASCARDO, Juliana Sanfilippo. Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCascardo.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.