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dc.contributor.advisorConstant, Elaine-
dc.contributor.authorSantos, Jennifer Tolentino de Sá-
dc.date.accessioned2020-06-23T16:25:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Jennifer Tolentino de Sá. Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12596-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo educativopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleEntre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ivenick, Ana-
dc.contributor.referee2Patti, Daniela-
dc.description.resumoEsse trabalho está inserido nas análises sobre a interação entre as instituições sociais, em especial, a família e a escola. O objetivo do estudo foi compreender os sentidos dados ao conceito de participação na família e na escola, a partir das matérias, relacionadas ao tema, divulgadas pelo jornalismo educacional. O trabalho buscou refletir sobre o papel social das instituições sociais por meio do conceito de participação. Diante do tema, foram pesquisadas dez matérias jornalísticas publicadas por diferentes empresas de comunicação sobre o assunto. Esses se mostram como meios de comunicação de intensa divulgação. Assim, foi fundamental entender a forma como tais textos tratam da temática da participação. O estudo mostrou que o conceito é polissêmico, pois, de acordo com cada instituição, a concepção sobre esse conceito pode assumir a ideia de diálogo ou fiscalização, melhor dizendo, regulação. Nesse sentido, concluiu-se que os discursos midiáticos informam sobre educação, contudo, caracterizando-a sem expor dados que avaliam melhor as particularidades das instituições brasileiras. Além disso, buscou-se problematizar a polissemia do conceito de participação da família na escola. Para tais objetivos, utilizou-se, na pesquisa, a busca do conceito na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, como também os entendimentos, a partir de referencial bibliográfico que trata da importância da cultura e da valorização do capital cultural presente na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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