Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12596
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Constant, Elaine | - |
dc.contributor.author | Santos, Jennifer Tolentino de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-23T16:25:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jennifer Tolentino de Sá. Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo educativo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ivenick, Ana | - |
dc.contributor.referee2 | Patti, Daniela | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho está inserido nas análises sobre a interação entre as instituições sociais, em especial, a família e a escola. O objetivo do estudo foi compreender os sentidos dados ao conceito de participação na família e na escola, a partir das matérias, relacionadas ao tema, divulgadas pelo jornalismo educacional. O trabalho buscou refletir sobre o papel social das instituições sociais por meio do conceito de participação. Diante do tema, foram pesquisadas dez matérias jornalísticas publicadas por diferentes empresas de comunicação sobre o assunto. Esses se mostram como meios de comunicação de intensa divulgação. Assim, foi fundamental entender a forma como tais textos tratam da temática da participação. O estudo mostrou que o conceito é polissêmico, pois, de acordo com cada instituição, a concepção sobre esse conceito pode assumir a ideia de diálogo ou fiscalização, melhor dizendo, regulação. Nesse sentido, concluiu-se que os discursos midiáticos informam sobre educação, contudo, caracterizando-a sem expor dados que avaliam melhor as particularidades das instituições brasileiras. Além disso, buscou-se problematizar a polissemia do conceito de participação da família na escola. Para tais objetivos, utilizou-se, na pesquisa, a busca do conceito na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, como também os entendimentos, a partir de referencial bibliográfico que trata da importância da cultura e da valorização do capital cultural presente na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSantos.pdf | 357.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.