Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12596
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Jennifer Tolentino de Sá
Orientador: Constant, Elaine
Resumo: Esse trabalho está inserido nas análises sobre a interação entre as instituições sociais, em especial, a família e a escola. O objetivo do estudo foi compreender os sentidos dados ao conceito de participação na família e na escola, a partir das matérias, relacionadas ao tema, divulgadas pelo jornalismo educacional. O trabalho buscou refletir sobre o papel social das instituições sociais por meio do conceito de participação. Diante do tema, foram pesquisadas dez matérias jornalísticas publicadas por diferentes empresas de comunicação sobre o assunto. Esses se mostram como meios de comunicação de intensa divulgação. Assim, foi fundamental entender a forma como tais textos tratam da temática da participação. O estudo mostrou que o conceito é polissêmico, pois, de acordo com cada instituição, a concepção sobre esse conceito pode assumir a ideia de diálogo ou fiscalização, melhor dizendo, regulação. Nesse sentido, concluiu-se que os discursos midiáticos informam sobre educação, contudo, caracterizando-a sem expor dados que avaliam melhor as particularidades das instituições brasileiras. Além disso, buscou-se problematizar a polissemia do conceito de participação da família na escola. Para tais objetivos, utilizou-se, na pesquisa, a busca do conceito na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, como também os entendimentos, a partir de referencial bibliográfico que trata da importância da cultura e da valorização do capital cultural presente na escola.
Palavras-chave: Jornalismo educativo
Escola
Família
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Jennifer Tolentino de Sá. Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
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