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http://hdl.handle.net/11422/12600
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Gabrielle Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T21:01:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Gabrielle Ferreira de. Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12600 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais | pt_BR |
dc.title | Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho está inserido em uma análise sobre minha prática pedagógica em sala de aula, com uma turma de 3º ano de escolaridade, no ano de 2018, e com alunos sem apropriação dos códigos da leitura e escrita no município de Magé. O objetivo deste estudo é compreender os motivos que favoreceram a “aprovação automática” na organização de um sistema por ciclos, compreendendo as práticas docentes diante do analfabetismo. Da mesma maneira, buscou-se identificar o “papel” esperado por um professor, no momento que ensinava uma turma marcada por muitos desafios na alfabetização escolar. Este trabalho foi elaborado a partir de uma análise documental, assim como a partir das sondagens das escritas espontâneas dos alunos realizadas durante o ano letivo. Diante da inquietação com o tema, surgiu à reflexão sobre a organização por ciclos no país e a necessidade de conhecer os conceitos trazidos em âmbito municipal. Para isso, foi importante um panorama da trajetória dos ciclos no país, compreendendo a sua importância para o processo de alfabetização. Da mesma forma, para entender o ciclo, foi realizada uma análise sobre as propostas curriculares e dos Planos Municipais de Educação da rede. Tais documentos auxiliaram na reflexão sobre que tipo de práticas esperadas pelos professores com o ciclo. Por fim, há uma análise sobre o desenvolvimento de escrita espontânea dos alunos, ao longo de um ano, baseada nas concepções de níveis conceituais de escrita e da psicogênese de Emília Ferreiro. O estudo mostrou algumas incompreensões que o ciclo acarretou na avaliação da aprendizagem dos alunos, pois alguns chegaram ao fim ano sem se apropriar da alfabetização escolar. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada para os professores que lidam com a alfabetização, bem como da compreensão acerca das avaliações formativas, em especial, diagnósticas e mediadoras, durante tanto a organização como a implementação do ciclo como proposta curricular e pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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