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dc.contributor.advisorSouza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.authorCarvalho, Gabrielle Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-06-24T21:01:54Z-
dc.date.available2020-06-26T03:00:31Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gabrielle Ferreira de. Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12600-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.titleHerdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.description.resumoEste trabalho está inserido em uma análise sobre minha prática pedagógica em sala de aula, com uma turma de 3º ano de escolaridade, no ano de 2018, e com alunos sem apropriação dos códigos da leitura e escrita no município de Magé. O objetivo deste estudo é compreender os motivos que favoreceram a “aprovação automática” na organização de um sistema por ciclos, compreendendo as práticas docentes diante do analfabetismo. Da mesma maneira, buscou-se identificar o “papel” esperado por um professor, no momento que ensinava uma turma marcada por muitos desafios na alfabetização escolar. Este trabalho foi elaborado a partir de uma análise documental, assim como a partir das sondagens das escritas espontâneas dos alunos realizadas durante o ano letivo. Diante da inquietação com o tema, surgiu à reflexão sobre a organização por ciclos no país e a necessidade de conhecer os conceitos trazidos em âmbito municipal. Para isso, foi importante um panorama da trajetória dos ciclos no país, compreendendo a sua importância para o processo de alfabetização. Da mesma forma, para entender o ciclo, foi realizada uma análise sobre as propostas curriculares e dos Planos Municipais de Educação da rede. Tais documentos auxiliaram na reflexão sobre que tipo de práticas esperadas pelos professores com o ciclo. Por fim, há uma análise sobre o desenvolvimento de escrita espontânea dos alunos, ao longo de um ano, baseada nas concepções de níveis conceituais de escrita e da psicogênese de Emília Ferreiro. O estudo mostrou algumas incompreensões que o ciclo acarretou na avaliação da aprendizagem dos alunos, pois alguns chegaram ao fim ano sem se apropriar da alfabetização escolar. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada para os professores que lidam com a alfabetização, bem como da compreensão acerca das avaliações formativas, em especial, diagnósticas e mediadoras, durante tanto a organização como a implementação do ciclo como proposta curricular e pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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