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http://hdl.handle.net/11422/12600
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Gabrielle Ferreira de |
Orientador: | Souza, Elaine Constant Pereira de |
Resumo: | Este trabalho está inserido em uma análise sobre minha prática pedagógica em sala de aula, com uma turma de 3º ano de escolaridade, no ano de 2018, e com alunos sem apropriação dos códigos da leitura e escrita no município de Magé. O objetivo deste estudo é compreender os motivos que favoreceram a “aprovação automática” na organização de um sistema por ciclos, compreendendo as práticas docentes diante do analfabetismo. Da mesma maneira, buscou-se identificar o “papel” esperado por um professor, no momento que ensinava uma turma marcada por muitos desafios na alfabetização escolar. Este trabalho foi elaborado a partir de uma análise documental, assim como a partir das sondagens das escritas espontâneas dos alunos realizadas durante o ano letivo. Diante da inquietação com o tema, surgiu à reflexão sobre a organização por ciclos no país e a necessidade de conhecer os conceitos trazidos em âmbito municipal. Para isso, foi importante um panorama da trajetória dos ciclos no país, compreendendo a sua importância para o processo de alfabetização. Da mesma forma, para entender o ciclo, foi realizada uma análise sobre as propostas curriculares e dos Planos Municipais de Educação da rede. Tais documentos auxiliaram na reflexão sobre que tipo de práticas esperadas pelos professores com o ciclo. Por fim, há uma análise sobre o desenvolvimento de escrita espontânea dos alunos, ao longo de um ano, baseada nas concepções de níveis conceituais de escrita e da psicogênese de Emília Ferreiro. O estudo mostrou algumas incompreensões que o ciclo acarretou na avaliação da aprendizagem dos alunos, pois alguns chegaram ao fim ano sem se apropriar da alfabetização escolar. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada para os professores que lidam com a alfabetização, bem como da compreensão acerca das avaliações formativas, em especial, diagnósticas e mediadoras, durante tanto a organização como a implementação do ciclo como proposta curricular e pedagógica. |
Palavras-chave: | Alfabetização Aprendizagem Currículo Formação de professores Formação continuada Escolas municipais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CARVALHO, Gabrielle Ferreira de. Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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