Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12600
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Gabrielle Ferreira de
Orientador: Souza, Elaine Constant Pereira de
Resumo: Este trabalho está inserido em uma análise sobre minha prática pedagógica em sala de aula, com uma turma de 3º ano de escolaridade, no ano de 2018, e com alunos sem apropriação dos códigos da leitura e escrita no município de Magé. O objetivo deste estudo é compreender os motivos que favoreceram a “aprovação automática” na organização de um sistema por ciclos, compreendendo as práticas docentes diante do analfabetismo. Da mesma maneira, buscou-se identificar o “papel” esperado por um professor, no momento que ensinava uma turma marcada por muitos desafios na alfabetização escolar. Este trabalho foi elaborado a partir de uma análise documental, assim como a partir das sondagens das escritas espontâneas dos alunos realizadas durante o ano letivo. Diante da inquietação com o tema, surgiu à reflexão sobre a organização por ciclos no país e a necessidade de conhecer os conceitos trazidos em âmbito municipal. Para isso, foi importante um panorama da trajetória dos ciclos no país, compreendendo a sua importância para o processo de alfabetização. Da mesma forma, para entender o ciclo, foi realizada uma análise sobre as propostas curriculares e dos Planos Municipais de Educação da rede. Tais documentos auxiliaram na reflexão sobre que tipo de práticas esperadas pelos professores com o ciclo. Por fim, há uma análise sobre o desenvolvimento de escrita espontânea dos alunos, ao longo de um ano, baseada nas concepções de níveis conceituais de escrita e da psicogênese de Emília Ferreiro. O estudo mostrou algumas incompreensões que o ciclo acarretou na avaliação da aprendizagem dos alunos, pois alguns chegaram ao fim ano sem se apropriar da alfabetização escolar. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada para os professores que lidam com a alfabetização, bem como da compreensão acerca das avaliações formativas, em especial, diagnósticas e mediadoras, durante tanto a organização como a implementação do ciclo como proposta curricular e pedagógica.
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem
Currículo
Formação de professores
Formação continuada
Escolas municipais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Gabrielle Ferreira de. Herdeiros do ciclo de alfabetização: conceitos possíveis entre professores e dirigentes da rede municipal de Magé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCarvalho.pdf546.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.