Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorSantos, Camille Magda dos-
dc.date.accessioned2020-06-25T15:41:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Camille Magda dos. A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12605-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas consideraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.referee2Costa, Warley da-
dc.description.resumoO mundo contemporâneo vem sofrendo diversas transformações em múltiplos setores da sociedade, inclusive na educação. Nota-se que a imigração é um fenômeno mundial e marca definitivamente a agenda de muitos países no século XXI. Portanto, no contexto escolar, a questão da criança imigrante como sujeito aluno faz se importante. A monografia desenvolve uma análise onde se busca refletir como a diversidade, o distanciamento entre a cultura acadêmica e a realidade educacional afligem a prática pedagógica dos professores na atualidade, exigindo que os mesmos tenham que se apropriar de uma formação que extrapola a formação universitária, afim de atender as novas demandas que surgem no interior da escola. Nesse sentido, acreditamos que estudos sobre a formação de professores e os desafios frente aos processos educacionais imigratórios podem trazer grandes contribuições para o campo de estudos pedagógicos. Esta seria, assim, a relevância do estudo proposto nesta monografia. Ancorada na análise de documentos de natureza variada, bem como na leitura de estudos desenvolvidos por outros pesquisadores que também discutem sobre a educação imigratória, está monografia teve como objetivo apresentar possíveis práticas pedagógicas que podem auxiliar o professor que recebe o aluno imigrante. Além das observações, se busca analisar autores que auxiliem a compreensão do atual processo imigratório no mundo contemporâneo, podendo assim compreender os conceitos pertinentes à questão do aluno imigrante, que aqui serão abordados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSantos.pdf727.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.