Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Libânia Nacif | - |
dc.contributor.author | Santos, Camille Magda dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T15:41:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Camille Magda dos. A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12605 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Imigrantes | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Ana Lúcia Cunha | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Warley da | - |
dc.description.resumo | O mundo contemporâneo vem sofrendo diversas transformações em múltiplos setores da sociedade, inclusive na educação. Nota-se que a imigração é um fenômeno mundial e marca definitivamente a agenda de muitos países no século XXI. Portanto, no contexto escolar, a questão da criança imigrante como sujeito aluno faz se importante. A monografia desenvolve uma análise onde se busca refletir como a diversidade, o distanciamento entre a cultura acadêmica e a realidade educacional afligem a prática pedagógica dos professores na atualidade, exigindo que os mesmos tenham que se apropriar de uma formação que extrapola a formação universitária, afim de atender as novas demandas que surgem no interior da escola. Nesse sentido, acreditamos que estudos sobre a formação de professores e os desafios frente aos processos educacionais imigratórios podem trazer grandes contribuições para o campo de estudos pedagógicos. Esta seria, assim, a relevância do estudo proposto nesta monografia. Ancorada na análise de documentos de natureza variada, bem como na leitura de estudos desenvolvidos por outros pesquisadores que também discutem sobre a educação imigratória, está monografia teve como objetivo apresentar possíveis práticas pedagógicas que podem auxiliar o professor que recebe o aluno imigrante. Além das observações, se busca analisar autores que auxiliem a compreensão do atual processo imigratório no mundo contemporâneo, podendo assim compreender os conceitos pertinentes à questão do aluno imigrante, que aqui serão abordados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CSantos.pdf | 727.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.