Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12605
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Camille Magda dos |
Orientador: | Xavier, Libânia Nacif |
Resumo: | O mundo contemporâneo vem sofrendo diversas transformações em múltiplos setores da sociedade, inclusive na educação. Nota-se que a imigração é um fenômeno mundial e marca definitivamente a agenda de muitos países no século XXI. Portanto, no contexto escolar, a questão da criança imigrante como sujeito aluno faz se importante. A monografia desenvolve uma análise onde se busca refletir como a diversidade, o distanciamento entre a cultura acadêmica e a realidade educacional afligem a prática pedagógica dos professores na atualidade, exigindo que os mesmos tenham que se apropriar de uma formação que extrapola a formação universitária, afim de atender as novas demandas que surgem no interior da escola. Nesse sentido, acreditamos que estudos sobre a formação de professores e os desafios frente aos processos educacionais imigratórios podem trazer grandes contribuições para o campo de estudos pedagógicos. Esta seria, assim, a relevância do estudo proposto nesta monografia. Ancorada na análise de documentos de natureza variada, bem como na leitura de estudos desenvolvidos por outros pesquisadores que também discutem sobre a educação imigratória, está monografia teve como objetivo apresentar possíveis práticas pedagógicas que podem auxiliar o professor que recebe o aluno imigrante. Além das observações, se busca analisar autores que auxiliem a compreensão do atual processo imigratório no mundo contemporâneo, podendo assim compreender os conceitos pertinentes à questão do aluno imigrante, que aqui serão abordados. |
Palavras-chave: | Direito à educação Imigrantes Pluralismo cultural Formação de professores Formação continuada Prática pedagógica |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANTOS, Camille Magda dos. A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSantos.pdf | 727.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.