Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12606
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Gomes, Evelyn Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T15:50:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Evelyn Silva. A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12606 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar um estudo com ênfase na relação entre a alfabetização e o lúdico, apresentando uma reflexão do quão enriquecedoras são as atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, apresento inicialmente as razões que me impulsionaram a desenvolver este estudo. Analiso a seguir conceitos de infância, identidade e do brincar, e destaco a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por último, enfatizei a importância das práticas educativas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-as com métodos de ensinoaprendizagem historicamente presentes no cenário da educação brasileira. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Rizzo, Corsino, Piaget, Vygotsky e Friedmann. Por meio deste estudo foi possível constatar que o lúdico auxilia de maneira positiva no processo de alfabetização e torna a aprendizagem mais eficaz e prazerosa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EGomes.pdf | 620.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.