Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorGomes, Evelyn Silva-
dc.date.accessioned2020-06-25T15:50:14Z-
dc.date.available2020-06-27T03:00:17Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationGOMES, Evelyn Silva. A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12606-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar um estudo com ênfase na relação entre a alfabetização e o lúdico, apresentando uma reflexão do quão enriquecedoras são as atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, apresento inicialmente as razões que me impulsionaram a desenvolver este estudo. Analiso a seguir conceitos de infância, identidade e do brincar, e destaco a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por último, enfatizei a importância das práticas educativas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-as com métodos de ensinoaprendizagem historicamente presentes no cenário da educação brasileira. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Rizzo, Corsino, Piaget, Vygotsky e Friedmann. Por meio deste estudo foi possível constatar que o lúdico auxilia de maneira positiva no processo de alfabetização e torna a aprendizagem mais eficaz e prazerosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGomes.pdf620,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.