Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12606
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Evelyn Silva
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar um estudo com ênfase na relação entre a alfabetização e o lúdico, apresentando uma reflexão do quão enriquecedoras são as atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, apresento inicialmente as razões que me impulsionaram a desenvolver este estudo. Analiso a seguir conceitos de infância, identidade e do brincar, e destaco a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por último, enfatizei a importância das práticas educativas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-as com métodos de ensinoaprendizagem historicamente presentes no cenário da educação brasileira. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Rizzo, Corsino, Piaget, Vygotsky e Friedmann. Por meio deste estudo foi possível constatar que o lúdico auxilia de maneira positiva no processo de alfabetização e torna a aprendizagem mais eficaz e prazerosa.
Palavras-chave: Alfabetização
Prática de ensino
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Evelyn Silva. A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EGomes.pdf620.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.