Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12613
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Perié, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica tendo por objetivo compreender o conceito da brincadeira, destacando o faz de conta e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. Busquei identificar, a partir dos principais documentos orientadores das propostas curriculares da educação infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Curricular Comum), como estes trazem a brincadeira e com isso realizei uma análise verificando se os referidos documentos explicitam ou não relação com a fundamentação teórica previamente exposta. Os principais autores utilizados como aporte teórico foram: Vigotsky, Brougère, Corsaro, Borba, Porto e Prestes. Os documentos trazem a brincadeira como eixo e como direito, e como parte integrante dos objetivos de aprendizagem na BNCC, estabelecendo relação entre o exposto pelos autores e o que os documentos apresentam.
Keywords: Educação infantil
Brincadeiras
Aprendizagem
Currículo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PERIÉ, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin. Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPerié.pdf238.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.