Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Santos, Alexandre Menezes dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-27T13:38:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alexandre Menezes dos. A presença do professor homem no exercício da profissão no segmento da educação infantil no município do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12617 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Professores homens | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | A presença do professor homem no exercício da profissão no segmento da educação infantil no município do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre a presença do professor homem na educação infantil. Neste processo tomamos por bem, iniciar os trabalhos por consultas a bibliográfica de autores que buscaram, a seus olhos, elucidar ou ao menos, facilitar a condição relacional dos profissionais docentes do sexo masculino que atuam na EI. Dialogamos com autores como: Rosemberg, Finco, Didonet, Sayão, Wallon, Brasil. Além de pesquisa bibliográfica, também fizemos uso de questionário respondido por professores homens que fazem parte da rede municipal de educação. Estudamos, especificamente, professores homens que possuem, em sua trajetória, experiências em sala de aula na educação infantil. Analisamos as obras e buscamos, à luz de seus autores, por em paralelo conteúdos teóricos e práticos, para dar uma melhor solidificação a nossas reflexões. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar algumas ponderações, de um lado fatores que limitam o exercício da docência, e que de forma mais ou menos intensa sempre se põe em evidencia, especialmente, o preconceito. Por outro lado, os professores alavancam e potencializam sua prática pelo reconhecimento de sua vocação e o sentimento de recompensa e realização profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASantos.pdf | 240.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.