Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSantos, Alexandre Menezes dos-
dc.date.accessioned2020-06-27T13:38:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Alexandre Menezes dos. A presença do professor homem no exercício da profissão no segmento da educação infantil no município do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12617-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessores homenspt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA presença do professor homem no exercício da profissão no segmento da educação infantil no município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de um estudo sobre a presença do professor homem na educação infantil. Neste processo tomamos por bem, iniciar os trabalhos por consultas a bibliográfica de autores que buscaram, a seus olhos, elucidar ou ao menos, facilitar a condição relacional dos profissionais docentes do sexo masculino que atuam na EI. Dialogamos com autores como: Rosemberg, Finco, Didonet, Sayão, Wallon, Brasil. Além de pesquisa bibliográfica, também fizemos uso de questionário respondido por professores homens que fazem parte da rede municipal de educação. Estudamos, especificamente, professores homens que possuem, em sua trajetória, experiências em sala de aula na educação infantil. Analisamos as obras e buscamos, à luz de seus autores, por em paralelo conteúdos teóricos e práticos, para dar uma melhor solidificação a nossas reflexões. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar algumas ponderações, de um lado fatores que limitam o exercício da docência, e que de forma mais ou menos intensa sempre se põe em evidencia, especialmente, o preconceito. Por outro lado, os professores alavancam e potencializam sua prática pelo reconhecimento de sua vocação e o sentimento de recompensa e realização profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASantos.pdf240.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.