Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12617
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A presença do professor homem no exercício da profissão no segmento da educação infantil no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Alexandre Menezes dos
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre a presença do professor homem na educação infantil. Neste processo tomamos por bem, iniciar os trabalhos por consultas a bibliográfica de autores que buscaram, a seus olhos, elucidar ou ao menos, facilitar a condição relacional dos profissionais docentes do sexo masculino que atuam na EI. Dialogamos com autores como: Rosemberg, Finco, Didonet, Sayão, Wallon, Brasil. Além de pesquisa bibliográfica, também fizemos uso de questionário respondido por professores homens que fazem parte da rede municipal de educação. Estudamos, especificamente, professores homens que possuem, em sua trajetória, experiências em sala de aula na educação infantil. Analisamos as obras e buscamos, à luz de seus autores, por em paralelo conteúdos teóricos e práticos, para dar uma melhor solidificação a nossas reflexões. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar algumas ponderações, de um lado fatores que limitam o exercício da docência, e que de forma mais ou menos intensa sempre se põe em evidencia, especialmente, o preconceito. Por outro lado, os professores alavancam e potencializam sua prática pelo reconhecimento de sua vocação e o sentimento de recompensa e realização profissional.
Palavras-chave: Educação Infantil
Professores homens
Preconceito
Escola pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Alexandre Menezes dos. A presença do professor homem no exercício da profissão no segmento da educação infantil no município do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASantos.pdf240.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.