Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12631
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Jesus, Gisele Oliveira Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T15:21:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Gisele Oliveira Matos de. Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12631 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.title | Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino da leitura e a formação do professor-leitor, mediante uma pesquisa realizada com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para ensinar a ler e escrever é desejável que o professor além de possuir conhecimentos sobre o processo de leitura, seja ele também um leitor competente, atuando como um modelo para seus alunos. Assim sendo, para refletir sobre a formação do aluno leitor é preciso repensar não apenas a prática pedagógica como também o perfil do professor como leitor e sua relação e percepção sobre a leitura. Nesse sentido, este trabalho envolveu a aplicação de um instrumento de pesquisa, via plataforma digital, em que os participantes responderam algumas questões sobre a motivação e hábitos de leitura, impedimentos e indicadores de leitura, influência e formação leitora e concepções sobre a leitura. Os dados foram analisados a partir de autores que tratam do ensino da leitura, como Santos e Winkeler (2012), Cagliari (2009) e Andrade (2007) e dos objetivos e questões da pesquisa. Como principais resultados da pesquisa destacam-se como perfil leitor dos licenciandos investigados: a compreensão da leitura como fonte de conhecimento e atualização e como uma atividade interessante, bem como meio de enriquecimento profissional e pessoal. Constatou-se ainda que a maioria dos estudantes apontou gostar de ler e ler com certa frequência. Por isso, é imprescindível investir em uma formação inicial e continuada do professor com vistas a sua constituição como sujeito leitor e pensar na Universidade como espaço propício ao desenvolvimento do hábito da leitura e à formação do professor leitor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GJesus.pdf | 423.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.