Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12631
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ |
| Autor(es)/Inventor(es): | Jesus, Gisele Oliveira Matos de |
| Orientador: | Cerdas, Luciene |
| Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino da leitura e a formação do professor-leitor, mediante uma pesquisa realizada com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para ensinar a ler e escrever é desejável que o professor além de possuir conhecimentos sobre o processo de leitura, seja ele também um leitor competente, atuando como um modelo para seus alunos. Assim sendo, para refletir sobre a formação do aluno leitor é preciso repensar não apenas a prática pedagógica como também o perfil do professor como leitor e sua relação e percepção sobre a leitura. Nesse sentido, este trabalho envolveu a aplicação de um instrumento de pesquisa, via plataforma digital, em que os participantes responderam algumas questões sobre a motivação e hábitos de leitura, impedimentos e indicadores de leitura, influência e formação leitora e concepções sobre a leitura. Os dados foram analisados a partir de autores que tratam do ensino da leitura, como Santos e Winkeler (2012), Cagliari (2009) e Andrade (2007) e dos objetivos e questões da pesquisa. Como principais resultados da pesquisa destacam-se como perfil leitor dos licenciandos investigados: a compreensão da leitura como fonte de conhecimento e atualização e como uma atividade interessante, bem como meio de enriquecimento profissional e pessoal. Constatou-se ainda que a maioria dos estudantes apontou gostar de ler e ler com certa frequência. Por isso, é imprescindível investir em uma formação inicial e continuada do professor com vistas a sua constituição como sujeito leitor e pensar na Universidade como espaço propício ao desenvolvimento do hábito da leitura e à formação do professor leitor. |
| Palavras-chave: | Ensino superior Professores universitários Pedagogos Livros e leitura Educação de adultos Incentivo à leitura |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | JESUS, Gisele Oliveira Matos de. Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GJesus.pdf | 423.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.