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dc.contributor.advisorSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.authorSampaio, Ana Luisa Dias-
dc.date.accessioned2020-07-03T16:20:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:08Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ana Luisa Dias. Ressignificações do amor na era dos contatinhos, do match e da pegação: um estudo sobre afetos entre jovens brasileiros nas redes sociais digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12639-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectComunicação interpessoalpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectSocial networkingpt_BR
dc.subjectInterpersonal relationspt_BR
dc.subjectInterpersonal communicationpt_BR
dc.titleRessignificações do amor na era dos contatinhos, do match e da pegação: um estudo sobre afetos entre jovens brasileiros nas redes sociais digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Mario Rubens de Oliveira-
dc.contributor.referee2Tavares, Francine da Rocha-
dc.description.resumoCom 140 milhões de brasileiros conectados em redes sociais digitais, as relações interpessoais sofrem impactos significativos em todos os campos, tal como no campo amoroso. Há um fenômeno possibilitado pela internet acerca de conexões estabelecidas segundo critérios como desejo, estética, proximidade física ou não, em diante. A possibilidade de fácil acesso e instantaneidade dos tempos atuais já havia sido identificada por Al Cooper em 1998. Utilizando como base a teoria de Bauman (2004) acerca das relações líquidas e suas fragilidades, e de Giddens (1993) sobre os relacionamentos puros, o objetivo deste trabalho é demonstrar o aprofundamento da liquefação das relações amorosas entre a geração dos jovens de 15 a 24 anos a partir das redes sociais digitais e aplicativos de relacionamento de encontros, incluindo nesta categoria aplicativos como Instagram e Facebook em busca de potenciais “contatinhos”, “crushes” e namoros. Foi feita uma pesquisa quantitativa aplicada online de abrangência nacional, elaborada através de um instrumento de coleta de dados estruturado, cuja divulgação foi efetuada através do Facebook e WhatsApp principalmente, com respondentes concentrados sobretudo na região Sudeste, que obteve 1.200 respostas. Ao final do processo, a pesquisa aponta que essa geração encontra tanto facilidades quanto dificuldades das vias do contato na busca por relacionamentos amorosos através de redes sociais e aplicativos, mas também encontra dificuldades em lidar com sentimentos como frustração e ciúmes, demonstrando que independentemente da tecnologia as questões psicossociais humanas prevalecem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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