Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12642
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Multiculturalismo e pedagogia: um diálogo necessário |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Suellen de Carvalho |
Tutor: | Ivenicki, Ana |
Resumen: | A educação é um direito que deve ser assegurado a todas as pessoas e a diferença é um elemento intrínseco a elas. Vivemos em uma sociedade multicultural, onde a temática das diferenças culturais tem se multiplicado, e o reconhecimento dessa realidade é cada vez mais forte entre os profissionais da educação. No entanto, ainda podemos identificar no cotidiano de instituições de ensino situações em que alunos com determinadas marcas identitárias são discriminados e excluídos, além de práticas monoculturais destinadas aos discentes como se fossem um bloco homogêneo. Essa realidade demonstra a urgência do diálogo entre o multiculturalismo e a Pedagogia, uma vez que o curso tem papel relevante na formação de docentes multiculturalmente orientados. Desse modo, o presente trabalho de pesquisa monográfico buscou identificar em que medida o multiculturalismo pode contribuir para entender os universos culturais plurais dos graduandos de Pedagogia e auxiliar na permanência dos mesmos. A pesquisa que possui como referencial teórico os pressupostos do Multiculturalismo Crítico, está pautada na metodologia qualitativa. Nessa direção, foi feito um estudo de caso na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com entrevistas realizadas, em um primeiro momento, com alunos do 1º período que escolheram a Pedagogia como segunda opção, uma vez que é preciso reconhecer que, além de marcadores identitários, como gênero, raça, religião e orientação sexual, a diversidade cultural também se revela na opção de escolha pelo curso; em um segundo momento, com a Coordenadora do Curso de Pedagogia, atuante no ano de 2015, acerca das perspectivas culturais plurais dos alunos do curso. Os dados colhidos na pesquisa revelaram que ainda há a necessidade de uma maior incorporação das perspectivas multiculturais nas práticas pedagógicas e no currículo do curso e apontaram a importância de se formar professores multiculturalmente orientados que rompam com um ensino homogeneizador e que sejam valorizadores da diversidade cultural, sendo esse um desafio que precisa ser assumido nos cursos de formação de professores, com vista a desenvolver nos alunos o anseio de desafiar tudo o que estigmatize e oprima a diversidade cultural. |
Materia: | Multiculturalismo Pluralismo cultural Professores Pedagogia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Suellen de Carvalho. Multiculturalismo e pedagogia: um diálogo necessário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SSilva.pdf | 365.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.