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dc.contributor.advisorLagôa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.authorFerreira, Gabriela Bourdette-
dc.date.accessioned2020-07-03T17:54:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:08Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriela Bourdette. Vaporwave: tempo e espaço na arte digital. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12646-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectArte e Internetpt_BR
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectVaporwavept_BR
dc.subjectMallsoftpt_BR
dc.subjectDigital artpt_BR
dc.titleVaporwave: tempo e espaço na arte digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Marta de Araújo-
dc.contributor.referee2Burrowes, Patrícia Cecília-
dc.description.resumoA internet alterou a maneira como os indivíduos se relacionam com o passado, presente e futuro. Por ser um marco na era informacional, analisar as expressões artísticas advindas desse lugar tornou-se uma das possibilidades para entender a sociedade no momento atual. Com essa intenção, abordaremos o Vaporwave, movimento artístico online que, através de sons e imagens cotidianos evoca a nostalgia, sentimento que parece guiar o imaginário cultural da contemporaneidade. Por sua vez, o mallsoft, vertente do Vaporwave, levanta reflexões sobre o capitalismo tardio, através da reprodução de sons ambientes, como muzaks e sons de passos e conversas entreouvidas, sonoridades típicas de templos do consumo. Conceitos fundamentais, como a modernidade líquida (Zygmunt Bauman) e o pastiche (Fredric Jameson) serão aprofundados, além da sociedade em rede para o sociólogo Manuel Castells, o não-lugar para o antropólogo Marc Augé e a heterotopia para o filósofo Michel Foucault.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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