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dc.contributor.advisorSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.authorFonseca, Higor da-
dc.date.accessioned2020-07-03T18:01:10Z-
dc.date.available2020-07-05T03:00:18Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationFONSECA, Higor da. Iniciativa Vingadores: franquias cinematográficas e o desdobramento em consumo na era da ressignificação do nerd. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12647-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo no cinemapt_BR
dc.subjectCinemaspt_BR
dc.subjectNerdspt_BR
dc.subjectFranquiaspt_BR
dc.subjectGeekspt_BR
dc.subjectConsumption in motion picturespt_BR
dc.titleIniciativa Vingadores: franquias cinematográficas e o desdobramento em consumo na era da ressignificação do nerdpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Torquato, Chalini-
dc.contributor.referee2Carneiro, Mario Rubens de Oliveira-
dc.description.resumoVivemos a era de ouro dos super-heróis nos cinemas, desde 2005 foram produzidos mais de quarenta filmes do gênero e já existem longas-metragens marcados para estrear em 2022. Um assunto considerado infantil e específico para os nerds virou cultura popular e possui papel importante no mercado, construindo diversas narrativas na mídia. A partir dos conceitos de transmídia e cultura da convergência, apresentados por Jenkins (2009), o objetivo desta pesquisa é mensurar o impacto do Universo Cinematográfico Marvel e entender como isso se desdobra em consumo, analisando a cultura de fãs e as estratégias dos estúdios para alcançar o grande público. Foi realizada uma pesquisa quantitativa online com 1413 respondentes, assinalando o quanto a franquia foi responsável por influenciar o comportamento dos fãs nas redes sociais e a aquisição de produtos geek, por mais que a maioria dos espectadores não se consideram como parte deste segmento social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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