Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12675
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Planejamento, rotina e ações de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos
Autor(es)/Inventor(es): Borreti, Ana Caroline Ferraz
Orientador: Guimarães, Daniela
Resumo: Este estudo discute a relação entre planejamento e rotina nas ações de atenção e de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos. No contexto educacional da creche, é possível notar que as práticas ligadas aos cuidados, em alguns momentos, são entendidas sob a perspectiva assistencialista e protetiva, sendo desassociada de sua extensão também educativa. Neste caminho, este trabalho busca compreender como o planejamento e a rotina estão presentes na organização e na realização do trabalho pedagógico com as crianças, principalmente no que tange às ações de atenção e de cuidados; ponderando também acerca das possibilidades de se projetar o trabalho com os pequenos para além de uma organização que privilegia as práticas escolarizadas. A metodologia deste trabalho consiste na análise das transcrições de alguns dos encontros com professoras que atuam em diferentes creches cariocas e que participaram da pesquisa “Linguagem e Educação Infantil: entre a experiência da docência e as práticas pedagógicas na educação das crianças de 0 a 3 anos”, que procura entender as especificidades das práticas pedagógicas com bebês e crianças de até 3 anos. Dentre as diversas questões que surgiram nas discussões entre as professoras, destacam-se as ligadas às rotinas, ao planejamento e às ações de cuidados; que são o foco neste trabalho. Assim, ao final desta pesquisa, é possível concluir que planejar o trabalho pedagógico com os bebês e crianças pequenas implica em planejar a rotina de modo significativo, o que envolve refletir sobre a forma de viver o tempo, desviando da aceleração, mecanização e automatismo, privilegiando as relações entre os sujeitos, principalmente nas ações de cuidados.
Palavras-chave: Educação infantil
Creches
Planejamento pedagógico
Práticas pedagógicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BORRETI, Ana Caroline Ferraz. Planejamento, rotina e ações de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABorreti.pdf271.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.