Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12675
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Planejamento, rotina e ações de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos |
Autor(es)/Inventor(es): | Borreti, Ana Caroline Ferraz |
Orientador: | Guimarães, Daniela |
Resumo: | Este estudo discute a relação entre planejamento e rotina nas ações de atenção e de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos. No contexto educacional da creche, é possível notar que as práticas ligadas aos cuidados, em alguns momentos, são entendidas sob a perspectiva assistencialista e protetiva, sendo desassociada de sua extensão também educativa. Neste caminho, este trabalho busca compreender como o planejamento e a rotina estão presentes na organização e na realização do trabalho pedagógico com as crianças, principalmente no que tange às ações de atenção e de cuidados; ponderando também acerca das possibilidades de se projetar o trabalho com os pequenos para além de uma organização que privilegia as práticas escolarizadas. A metodologia deste trabalho consiste na análise das transcrições de alguns dos encontros com professoras que atuam em diferentes creches cariocas e que participaram da pesquisa “Linguagem e Educação Infantil: entre a experiência da docência e as práticas pedagógicas na educação das crianças de 0 a 3 anos”, que procura entender as especificidades das práticas pedagógicas com bebês e crianças de até 3 anos. Dentre as diversas questões que surgiram nas discussões entre as professoras, destacam-se as ligadas às rotinas, ao planejamento e às ações de cuidados; que são o foco neste trabalho. Assim, ao final desta pesquisa, é possível concluir que planejar o trabalho pedagógico com os bebês e crianças pequenas implica em planejar a rotina de modo significativo, o que envolve refletir sobre a forma de viver o tempo, desviando da aceleração, mecanização e automatismo, privilegiando as relações entre os sujeitos, principalmente nas ações de cuidados. |
Palavras-chave: | Educação infantil Creches Planejamento pedagógico Práticas pedagógicas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BORRETI, Ana Caroline Ferraz. Planejamento, rotina e ações de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABorreti.pdf | 271.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.